segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O que existe por trás do hábito de comer caranguejo?

O que existe por trás do hábito de comer caranguejo?


Realmente é uma boa pergunta, mas nunca tinha pensado nisso. Só queria saber do crustáceo, que é realmente uma delícia. Esse hábito aparentemente simples esconde uma série de relações, das quais poderíamos ressaltar por exemplo as sociais , as econômicas, as históricas, entre outras várias.

Podemos perceber que aquele pequeno animal possui o poder de dividir a sociedade em partes. Existe a pessoa que pesca, a que vende, a que compra, a que prepara e por fim aquela que come. É incrível que na maioria das vezes as pessoas que fazem essas determinadas tarefas são de classes sociais diferentes.

Ele também doa seu nome a bares, a blocos de carnaval, a um pedaço de nossa Orla a chamada Passarela do Caranguejo e movimenta a economia atraindo turistas e até mesmo moradores do nosso estado com seu próprio corpo.

Possuí também uma carga histórica muito grande, pelo menos em relação a nossa cidade, pois é, a aproximadamente 153 anos eles eram os donos do pedaço, isso mesmo eles viviam aqui em Aracaju. “Do Mangue ao Mangue”, toda vez que alguém come um deles é como se a história estivesse viva , lembramos da história da nossa cidade que é motivo de orgulho e agora mais do que nunca podemos dar a devida importância a um dos mais antigos moradores da cidade.


Luíz

7 comentários:

  1. Tá ai como o prometido, o texto de verdade, =D!

    Bem o texto não está aprofundado porém todos os dados são reais!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. sem graça...
    cara, isso é realmente um assunto chato, blábláblá mangue, blábláblá história, blábláblá pobres u,u

    ResponderExcluir
  3. super-nerd em acção, tá-dáá *faz pose*

    ResponderExcluir
  4. gostaram do acção? ._.
    português de portugal, pois.

    :B

    ResponderExcluir
  5. Nossa, um texto emocionante sobre o nosso adorado e delicioso caranguejo. Oo Trabalho mais doido do caramba que te arranjaram. :D
    Mas esta muito. E maluquice demais pro meu gosto, mas...se e o que ela quer, ne??? Enfim...Boa sorte, pois esta muito bom. ;)

    ResponderExcluir